Nesta seguda-feira, comemora o dia Internacional de Doação de Livros, as estações Tatuapé e Marechal Deodoro receberão as estantes do projeto colaborativo “Achados na Leitura”, em que os passageiros poderão retirar ou doar livros. O projeto vai dar uma destinação criativa para os livros que param no setor de Achados e Perdidos do Metrô e não são procurados pelos donos no período de 60 dias.
Os primeiros a doarem foram o Museu de Arte Sacra e a Biblioteca Municipal José de Anchieta. Dessa forma, as estantes também contarão com exemplares doados. Os passageiros também poderão colaborar deixando livros para que outros tenham a oportunidade de leitura.
Para pegar um livro, basta retirá-lo da estante, sem necessidade de cadastro. A intenção é que os passageiros os devolvam depois de lidos, permitindo que outros tenham acesso.
As estantes serão transitorias e depois seguirão para outras estações, ampliando o alcance do projeto a outras regiões de São Paulo. Já o abastecimento com os livros “perdidos” que não foram retirados, será feito mensalmente.
Fonte: Metrô SP