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Greve no Metrô durante a quarta-feira (19): acompanhe as atualizações durante o dia

Confira como está funcionando o Metrô nessa manhã em razão da greve nas Linha 1, 2, 3 e 15:

Atualização: 21h30

Operação parcial – funcionamento até 22h

  • Linha 1-Azul entre as estações Ana Rosa e Luz
  • Linha 2-Verde entre Alto do Ipiranga e Clínicas
  • Linha 3-Vermelha entre Bresser-Mooca e Santa Cecilia.
  • Linha 15- Prata permanecerá fechada
  • Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô operam normalmente

Estações do metrô em São Paulo reabriram após às 7h00.

  • Linha 1: Ana Rosa e Luz
  • Linha 2: Alto do Ipiranga Clínicas
  • Linha 3: Bresser – Santa Cecília

Transferências que estão operando:

  • Linha 1 – Luz: aberta a transferência p/Linha 4 e CPTM
  • Linha 2 – Chácara Klabin: transferência p/Linha 5 aberta
  • Linha 2 – Consolação: transferência p/Linha 4 aberta
  • Linha 3 – Brás: transferência fechada p/ Tatuapé
  • Linha 3 – República: transferência aberta p/ Linha 4

EMTU:

Por causa da greve dos metroviários nesta quarta-feira, 19 de maio de 2021, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) solicitou às empresas operadoras de ônibus aumento de quantidade de veículos na frota.

Segundo a gerenciadora, “foram acionadas as empresas Metra, ABC, Benfica, Carapicuíba, Osasco, Urubupungá, EAOSA, Ribeirão Pires, Tucuruvi, Imigrantes, Riacho Grande, Triângulo, Radial, Vila Galvão, Guarulhos Transportes e Raposo Tavares para reforçar a frota de todas as linhas metropolitanas que atendem o município de São Paulo, principalmente aquelas integradas às estações do Metrô.”

Operação Paese com ônibus da SPTrans – funcionamento até 0h

A SPTrans informa que acionou o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) às 4h desta quarta-feira (19) contemplando a criação de linhas especiais que saem das estações do Metrô até a região central. Os ônibus são gratuitos.

Inicialmente, o Paese foi acionado com 163 veículos nas linhas especiais e vem sendo ajustado de acordo com a necessidade. No momento, esse número chega a 315 ônibus, conforme abaixo:

Linha 1 AZUL

Metrô Jabaquara – Praça da Sé
40 ônibus

Metrô Tucuruvi – Praça do Correio
28 ônibus

Metrô Santana – Praça do Correio
30 ônibus


Linha 2 VERDE – 2 linhas
Metrô Vila Prudente – Metrô Ana Rosa
27 ônibus

Metrô Ana Rosa – Metrô Vila Madalena
26 ônibus


Linha 3 VERMELHA – 3 linhas

Itaquera – Pq. Dom Pedro II
40 ônibus

Metrô Artur Alvim – Pq. Dom Pedro II
20 ônibus

Metrô Vila Matilde – Pq. Dom Pedro II
20 ônibus

Barra Funda – Praça da Sé
15 ônibus

Linha 15 PRATA (Monotrilho)

Apoio com a linha 5110 – Terminal São Mateus – Terminal Mercado
69 ônibus


A SPTrans solicitou às concessionárias que aumentem o número de partidas em todos os horários e que mantenham em circulação a totalidade da frota ao longo de toda a operação, nos horários de pico da manhã, entrepico e pico da tarde.

Além disso, 25 linhas que ligam os bairros às estações de metrô tiveram seus percursos prolongados até a região central, conforme abaixo:

Linha 1 Azul – 19 linhas
Linha 3 Vermelha – 6 linhas

As equipes da SPTrans em campo monitoram a execução do plano Paese, apoiando a operação dos ônibus nas estações.

Detalhes da Operação Paese

Tramo Sul – Linha Azul
Metrô Jabaquara – Praça da Sé (circular)

Itinerário
Sentido único – Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, Rua dos Jequitibás, Av. Eng. George Corbisier, R. Farjala Koraicho, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Dr. Hugo Beolchi, Viaduto Dante Delmanto, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Jabaquara, Rua Domingos de Morais, Rua Prof. Noé de Azevedo, Rua Vergueiro, Av. da Liberdade, Largo Sete de Setembro, Rua da Glória, Viaduto Mie Ken, Rua Barão de Iguape, Av. da Liberdade, Rua Vergueiro, Rua Prof. Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara, Av. Dr. Hugo Beolchi, Viaduto Dante Delmanto, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Eng. George Corbisier, Av. Gen. Daltro Filho, Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.

Obs.: As linhas 5022-10 “Santa Margarida – Jabaquara” e 5018-10 e 5018-31 ambas denominadas “Shopping Interlagos – Jabaquara”, deverão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara.

Desintegração parcial das linhas

Estação Jabaquara – LETREIRO SAÚDE
5022-10 STA. MARGARIDA – JABAQUARA
5702-10 REFÚGIO STA. TEREZINHA – METRÔ JABAQUARA

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Saúde do Metrô e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Av. Jabaquara, Rua Paracatu, Rua Biobedas, Av. Miguel Estéfano, Av. Jabaquara


Estação Conceição – LETREIRO ANA ROSA
5757-10 CID. JÚLIA – METRÔ CONCEIÇÃO
5752-10 VL. MISSIONÁRIA – METRÔ CONCEIÇÃO
5759-10 PQ. PRIMAVERA – METRÔ CONCEIÇÃO

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Ana Rosa e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Hugo Beolchi, Av. Jabaquara, Rua Domingos de Moraes, Rua Vergueiro, Retorno Rua Vergueiro, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Moraes, Av. Jabaquara, Av. Hugo Beolchi.


Estações Praça da Árvore, Saúde e São Judas – LETREIRO PARAÍSO
4727-10 JD. CLIMAX – METRÔ PÇA. DA ÁRVORE
4732-10 Vl. LIVIERO – METRÔ SAÚDE
4742-10 JD. CLIMAX – METRÔ SÃO JUDAS

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Paraíso e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Av. Jabaquara, Rua Domingos de Morais, Rua Vergueiro, Rua Dr. João Morais,  Rua Apeninos, Rua Paraíso, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara


TRAMO NORTE – LINHA AZUL
Metrô Tucuruvi – Praça do Correio Circular

Itinerário:
Sentido único – Rua Paulo de Faria – Av. Tucuruvi – Pça. Flavio Império – Av. Luis Dumont Vilares – Pça. Orlando Silva – Rua Dr. Olavo Egidio – Av. Cruzeiro do Sul – acesso – Marginal do Tietê – acesso – Ponte das Bandeiras – Av. Santos Dumont – Av. Tiradentes – Rua Brigadeiro Tobias – Rua Riskallah Jorge – Av. Prestes Maia – Pça. Pedro Lessa – Contorno Sobre Túnel Norte/Sul – Av. Prestes Maia – Av. Tiradentes – Rua Pedro Vicente – Av. Cruzeiro do Sul – Ponte Cruzeiro do Sul – Av. Cruzeiro do Sul – Rua Duarte de Azevedo – Rua Jovita – Av. Gal. Ataliba Leonel – Av Luis Dumont Vilares – Av. Alvaro Machado Pedrosa – Rua Paulo de Faria – contorno – Av. Paulo de Faria.


Metrô Santana – Praça do Correio Circular

Itinerário:
Sentido único – Av. Cruzeiro do Sul (Ponto em frente ao Bingo) – contorno – Av. Cruzeiro do Sul – acesso – Marginal do Tietê – acesso – Ponte das Bandeiras – Av. Santos Dumont – Av. Tiradentes – Rua Brigadeiro Tobias – Rua Riskallah Jorge – Av. Prestes Maia – Pça. Pedro Lessa – Contorno Sobre Tunel Norte/Sul – Av. Prestes Maia – Av. Tiradentes – Rua Pedro Vicente – Av. Cruzeiro do Sul – Ponte Cruzeiro do Sul – Av. Cruzeiro do Sul (Ponto do Bingo).


Desintegração parcial das linhas integradas

Estação Tucuruvi

1705-10 JD. SÃO JOÃO – METRÔ TUCURUVI TRANSNOROESTE
1709-10 JD. JOAMAR – METRÔ TUCURUVI

Deverão ser prolongadas até o Metrô Santana e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Luis Dumont Villares, Av. Ataliba Leonel, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Duarte de Azevedo, Rua Ezequiel Freire, Av. Ataliba Leonel, Av. Luis Dumont Villares

1765-10 JD. CABUÇU – METRÔ TUCURUVI
1767-10 PQ. EDU CHAVES – METRÔ TUCURUVI

Deverão ser prolongadas até o Metrô Santana, obedecendo ao seguinte itinerário:
Normal até Av. Guapira, Av. Tucuruvi, Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av. Luis Dumont Villares, Rua Alvaro Machado Pedrosa, Rua Paulo de Faria, Contorno, Rua Paulo de Faria, prosseguindo normal.

2029-10 JD. FONTALIS – METRÔ TUCURUVI
1772-10 JD. FILHOS DA TERRA – METRÔ TUCURUVI

Deverão ser prolongadas até o Metrô Santana, obedecendo ao seguinte itinerário:

Normal até Av. Antonio Maria De Laet, Rua Paranabi, Rua Paulo de Faria, Av. Tucuruvi, Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av. Luis Dumont Villares, Rua Alvaro Machado Pedrosa, Rua Paulo de Faria, Contorno, Rua Paulo de Faria.


2028-10 VL. AYROSA – METRÔ TUCURUVI

Deverá ser prolongada até o Metrô Santana, obedecendo ao seguinte itinerário:
Normal até Av. Antonio Maria De Laet, Rua Paranabi, Rua Paulo de Faria,
Av. Tucuruvi, Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim,
Rua Leite De Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av Luis Dumont Villares, Rua Alvaro Machado Pedrosa, Av. Tucuruvi, Av. Antonio Maria De Laet, Rua Claudino Inácio Joaquim, prosseguindo norma.


2023-10 CACHOEIRA – METRÔ TUCURUVI
Deverá ter sua operação paralisada e sua frota transferida para a linha 1783-10.

2020-10 HORTO FLORESTAL – METRÔ TUCURUVI

Deverá ser prolongada até o Metrô Santana, obedecendo o seguinte itinerário:
Normal Até Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av Luis Dumont Villares, prosseguindo normal.

178Y-10 VL. AMÉLIA – METRÔ JD. SÃO PAULO

Deverá ser prolongada até o metrô Santana e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Leôncio de Magalhães, Pça. Orlando Silva, Av. Ataliba Leonel, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Duarte de Azevedo, Pça. Orlando Silva, Av. Leôncio de Magalhães.

Estação Carandiru – LETREIRO PRAÇA DO CORREIO
1721-10 VL. SABRINA – METRÔ CARANDIRÚ
2032-10 JD. BRASIL – METRÔ CARANDIRÚ

Deverão ser prolongadas ao setor central e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Cruzeiro do Sul, Rua da Cantareira, Rua João Teodoro, Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia, Retornando em sistema circular sobre o Túnel Tom Jobim, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Rua Pedro Vicente, Av. Cruzeiro do Sul.


9166-10 JD. SANTA CRUZ – TERM. CACHOEIRINHA (operação paralisada)


TRAMO PAULISTA – IPIRANGA – LINHA VERDE

Não haverá desintegração de linhas do tramo, devendo permanecer com operação normal.


TRAMO LESTE – LINHA VERMELHA

Itaquera – Parque Dom Pedro II

Itinerário:

Ida – Terminal Itaquera (Estação Corinthians-Itaquera), R. Dr. Luiz Aires (Estação Artur Alvim), Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), Av. Conde de Frontin (Estações Vl. Matilde e Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viaduto Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Alcântara Machado, R. da Figueira (Estação Pedro II), Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
Volta – Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Marco, Av. Alcântara Machado, Acesso a rampa Ascendente, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Tatuapé e Carrão), Av. Conde de Frontin (Estações Penha e Vl. Matilde), Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações GuilherminaEsperança e Patriarca), R. Dr. Luiz Aires (Estação Artur Alvim), Terminal Itaquera (Estação Corinthians-Itaquera).


Metrô Artur Alvim – Parque Dom Pedro II – VIA RADIAL

Itinerário:
Ida – Rua Boipeva (Estação Artur Alvim), Av. Águia de Haia, Rua Guariata, Rua Patativa, Rua Taperaçu, Av. Águia de Haia, Rua Br. de Tromai, R. Dr. Luiz Aires, Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), Av. Conde de Frontin (Estações Vl. Matilde e Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viaduto Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Alcântara Machado, R. da Figueira (Estação Pedro II), Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
Volta – Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Março, Av. Alcântara Machado, Acesso a rampa Ascendente Viaduto Alcântara Machado, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Av. Conde de Frontin (Estações Vl. Matilde e Penha), Av. Antonio
Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), R. Dr. Luiz Aires, Rua Br. de Tromai, Av. Águia de Haia, Rua Guariata, Rua Patativa e Rua Boipeva (Estação Artur Alvim).

Metrô Vl. Matilde – Parque Dom Pedro II – VIA RADIAL

Itinerário:
Ida – Rua Alvinópolis (Estação Vl. Matilde), Viad. Carlos de Campos, Av. Conde de Frontin (Estação Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viad. Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viad. Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Pedro II), R. da Figueira, Viad. Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
Volta – Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Março, Av. Alcântara Machado, rampa ascendente, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Av. Conde de Frontin (Estação Penha), Viaduto Dona Matilde, R. Cumai, R. Evans, R. Alvinópolis.

Desintegração parcial das linhas integradas

Estação Penha

273J-10 JD. ROMANO – METRÔ PENHA

Deverá ser prolongada até o Terminal Aricanduva de forma circular utilizando as seguintes vias:

Av. Amador Bueno da Veiga, Rua Padre João, Rua Caquito, Rua Carlos Meira, Rua Rodovalho Júnior, Rua Henrique de Souza, Rua Capital Avelino Carneiro, Rua Comendor Cantinho, Rua Coronel Rodovalho, Terminal Aricanduva, Rua Vereador Cid Galvão da Silva, Rua Capitão João Cesário, Praça Oito de Setembro, Rua Penha de França, Rua Padre Antonio Benedito, Rua Dr. João Ribeiro, Av. Amador Bueno da Veiga.


Estação Tatuapé
3462-10 VL. SANTANA – METRÔ TATUAPE

Deverá ser prolongada até o Pq. D. Pedro II e operar em sistema circular – com parada operacional na Avenida do Exterior, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março, Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado Av. Alcântara Machado.


Estação Bresser
3539-10 CID. TIRADENTES – METRÔ BRESSER
407I-10 CONJ. MANOEL DA NÓBREGA – METRÔ BRESSER


Deverão ser prolongadas até o Pq. D. Pedro II e operar em sistema circular – com parada operacional na Avenida do Exterior, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado.

TRAMO OESTE – LINHA VERMELHA

Desintegração parcial das linhas integradas

Letreiro Largo do Arouche
948A-10 ZATT – METRÔ BARRA FUNDA

Deverá ser prolongada ao setor central e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Normal até a Estação Barra Funda do Metrô, Av. Auro Soares Moura Andrade, Rua Mário de Andrade, Av. General Olímpio da Silveira, Av. São João, Largo do Arouche.

8500-10 TERM. PIRITUBA – METRÔ BARRA FUNDA
Letreiro Largo do Paissandu

Deverá ser prolongada ao setor central e operar em sistema circular, utilizando o
Corredor formado pelas seguintes vias:

Normal até a Estação Barra Funda do Metrô,
Rua Quirino dos Santos, Av. Marquês de São Vicente, Rua Norma Pieruccini Giannotti, Av. Rudge, Viaduto Orlando Murgel, Av. Rio Branco, Largo do Paissandú.

Entenda o que aconteceu:

O Sindicato que representa os trabalhadores do Metrô de São Paulo informou que a greve está confirmada para essa quarta-feira, 19 de maio de 2021, a partir das 00h. A decisão foi tomada após assembleia on-line que terminou há pouco entre à categoria.

Desta forma, as linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), 15-Prata (Vila Prudente-São Mateus) estarão paralisadas.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás não irão parar.

Na tarde desta terça-feira, dia 18, houve uma audiência com o Tribunal Regional do Trabalho e o Metrô de São Paulo não enviou nenhum representante.

Os metroviários pedem reajuste salarial de 9,72% como reposição dos salários e de 29% como reposição de Vale Refeição e Vale Alimentação de 29% referentes a 2019 e 2020. Os trabalhadores pediram também o pagamento da PR (Participação nos Resultados) dos últimos dois anos, que não foi feito pelo Metrô.

Ao todo foram 2448 votos a favor da paralisação (77,42%).

Uma proposta do Metrô pode mudar os rumos e reverter a decisão da categoria.

.

Fonte: Rede Noticiando, Canais oficiais do Metrô de São Paulo e SPTrans

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Comentários enviados

  1. Nilton Sebastião de Oliveira

    Parabéns pelo aplicativo, esperamos que ajude a população tão carente do transporte público, e funcione como deve ser !!!

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