Menu fechado

Nova ferramenta Quicko ajuda pessoas a denunciar assédio no transporte

Nova ferramenta incentiva e orienta passageiros sobre a denúncia de assédio; os dados estatísticos sobre o tema poderão ajudar a Secretaria na definição de políticas públicas preventivas de combate ao assédio na cidade 

A maior exposição das mulheres nas ruas durante a pandemia pode ter piorado o quadro de assédio no transporte público. É o que aponta a pesquisa “Viver em São Paulo – Mulher”, feita desde 2016 pela Rede Nossa São Paulo e realizada a cada dois anos. De acordo com o levantamento, houve aumento de 18 pontos percentuais, em comparação a 2018, no número de mulheres que dizem ter sofrido assédio dentro do transporte coletivo em 2020 – em 2018, 25% das entrevistadas disseram ter sofrido assédio. Em 2020, o número subiu para 43%. A pesquisa também destaca que a maior incidência de assédio acontece nos horários de pico, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, quando os coletivos estão cheios.  

Para fortalecer a luta contra o assédio e ajudar a mudar esse cenário, a Quicko acaba de lançar, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, uma nova funcionalidade no aplicativo: o “Aviso de Assédio”. Com a ferramenta, Quicko App – vítimas ou testemunhas – podem reportar casos de assédio no transporte, na rua ou até em estações ou pontos de ônibus. O novo aviso se junta a outros reportes que podem ser feitos na plataforma, como aviso de lotação, atrasos, desatualização, má conservação, entre outros.  

A nova funcionalidade do app já está disponível para Android. Ela mostra o passo a passo de como fazer uma denúncia e entrar em contato com as autoridades. As opções vão desde localizar os pontos de apoio à mulher nas estações de trem e metrô de São Paulo ou ligar diretamente para o número 156, da Prefeitura de São Paulo, onde há uma equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania devidamente treinada para acolher denúncias de assédio. Contudo, caso a denunciante se sinta mais segura, pode reportar o ocorrido diretamente pela plataforma, sem a necessidade de utilizar o telefone.  

O Quicko App ainda mantém o apoio à pessoa que fez a denúncia, enviado pop-ups diretamente no app, reforçando a necessidade de alertar as autoridades e passando mais canais para informações. Além disso, todos os dados registrados na plataforma da Quicko serão disponibilizados à Secretaria, para ajudar na definição de políticas públicas e campanhas de combate ao assédio em toda a cidade.  

Veja como utilizar a ferramenta:

1) Clique em um ícone de transporte (ônibus, metrô, trem) e clique em “Avisar sobre o Transporte”

2) Escolha a opção “Assédio” para adicionar o aviso

3) Preencha as informações solicitadas

4) Receba as instruções necessárias para denúncia do caso

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *