07:40 – A Prefeitura do Rio informa que os serviços de ônibus convencionais na cidade estão operando. Durante a madrugada houve dificuldade para iniciar a operação, mas a prestação do serviço dos ônibus está sendo regularizada. A prefeitura orienta a quem precisa trabalhar presencialmente que utilize o Metrô, Barcas, Supervia e VLT. Abaixo, o plano de contingência.
Plano de contingência:
Reforço na operação dos modais
VLT: extensão do horário de pico de acordo com a demanda, garantindo 7 minutos de intervalo nas 3 linhas.
Metrô: oferta extra nos horários de entrepico conforme necessidade, podendo também estender os horários de pico nos trens e Metrô na Superfície.
Supervia: oferta de trens reservas posicionados no Ramal Santa Cruz e Gramacho. Caso a demanda de passageiros tenha acréscimo, os mesmos serão adicionados à operação, podendo antecipar a operação do pico vespertino.
Barcas: Uso de embarcações maiores na ligação Cocotá – Praça XV. Os horários das linhas, exceto Cocotá e Paquetá, foram retomados de acordo com os intervalos pré-pandemia.
Intermunicipais: Reforço de linhas que passam no município.
Ações complementares
As vans e os “cabritinhos” – veículos que circulam em comunidades – estão autorizados a desviar o itinerário para atender estações de trem, metrô e BRT nas áreas de planejamento das respectivas linhas e uso das faixas de BRS.
A CET-Rio monitora pontos críticos quanto a eventuais impactos na circulação para ações de operação de tráfego com objetivo otimizar a fluidez do trânsito principalmente nos arredores dos terminais Alvorada, Recreio, Fundão, Jardim Oceânico, Central do Brasil e Mato Alto.
Fonte: Prefeitura do Rio