Menu fechado

Professores da rede municipal de Salvador realizam manifestação em frente à Secretaria da Educação

Trabalhadores reclamam do fechamento de escolas, retirada de professores de unidades e pedem transparência sobre valores do Fundeb, investidos durante a pandemia.

Um grupo de professores protesta desde o final da manhã desta segunda-feira (31) em frente à Secretaria Municipal da Educação (SMED), na região da Avenida Garibaldi, em Salvador. Os profissionais cobram o órgão pelo fechamento de 44 escolas que atendiam através da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A categoria também reclama também por uma explicação mais nítida do secretário Marcelo Oliveira sobre o investimento de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

De acordo com Taiana Lemos, professora da rede municipal, o gestor afirmou ter comprado materiais de tecnologia para as aulas remotas. No entanto, segundo ela, esses itens não chegaram às mãos de quem deveria fazer o uso.

“A gente também reivindica transparência nas contas do Fundeb. Ele [o secretário] revelou em algumas notas que os valores foram usados em compras de equipamentos tecnológicos, como notebooks e tablets para o ensino híbrido. Porém não houve nenhuma política, nem inserção de equipamento na rede ao longo da pandemia”, disse Taiana.

Os professores reclamam também que profissionais de Artes e Educação Física foram retirados de unidades escolares, e cobram pela mudança de nível dos profissionais com especialização, mestrado e doutorado.

Segundo os professores, a mudança não ocorre há cinco anos e a secretaria diz que não há vagas disponíveis.

O protesto provoca um congestionamento na Avenida Garibaldi. Equipes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Polícia Militar acompanham a mobilização e tentam ordenar o tráfego na via.

g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal da Educação (SMED) e aguarda um posicionamento a respeito da reclamação dos professores.

Fonte: G1 Bahia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.