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[Salvador] Salvador contrata instalação de quatro elevadores para estação do BRT por R$ 1,6 milhão

Com previsão de entrega para o final de 2023, obras do Trecho 2 do corredor de ônibus rápidos abrange 7 quilômetros e tem investimento de R$203 milhões

A prefeitura de Salvador, na Bahia, contratou a Serial Indústria e Comércio de Elevadores para fornecer e instalar quatro Escadas Rolantes para a operação da Estação Pedrinhas do segundo trecho do BRT Salvador.

O extrato do contrato foi publicado nesta quinta-feira, 24 de março de 2022, na edição do Diário Oficial da União.

O valor global é de quase R$ 1,6 milhão (R$ 1.589.900,00), com prazo para a conclusão dos trabalhos de nove meses.

As obras do segundo trecho do BRT foram oficialmente iniciadas em 10 de dezembro de 2021, com o primeiro ponto das intervenções entre as avenidas Lucaia, Garibaldi e Vasco da Gama.

A programação inicial envolve a execução de dois elevados, macrodrenagem do canal do Lucaia e do canal do Camarajipe, sistema viário em pavimento flexível (asfalto) no entorno do viaduto da Garibaldi e na Rua Lucaia, incluindo trecho da Avenida Waldemar Falcão, que conta ainda com a contenção com cortina atirantada.

Toda a obra do BRT soma cerca de R$600 milhões. A primeira etapa já foi concluída, a terceira está em plena execução. O Trecho 2 vai concluir todo o complexo do sistema.

Com investimento de mais de R$200 milhões, as obras do trecho 2 do BRT vão da Estação da Lapa ao Parque da Cidade, com a implantação do corredor expresso, de viadutos na Avenida Garibaldi e do elevado paralelo no Vale das Pedrinhas, além da construção de seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Cidade Jardim.

Serão construídos três elevados no trecho.

Um elevado ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, onde será implantada uma estação, a única elevada do trecho. É onde serão instalados os quatro elevadores “para a adequada operação da Estação Pedrinhas do empreendimento BRT SALVADOR”, como informa o extrato do contrato.

Com previsão de entrega para o final de 2023, a intervenção em todo o Trecho 2 abrange 7 quilômetros e tem recursos oriundos de financiamento da Caixa Econômica Federal (CPAC), Orçamento Geral da União e recursos próprios da Prefeitura, com obras executadas pelo Consórcio Engetec/PCE.

TRECHO 2 – BRT: A OBRA

A segunda etapa terá sete quilômetros de extensão, contemplando a construção de seis estações, sendo quatro na Avenida Vasco da Gama e outras duas na Avenida Juracy Magalhães Júnior, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade.

Além disso, estão previstos seis quilômetros de ciclovia ao longo do trajeto, mais três elevados, sendo um na Rótula dos Barris, (fazendo a ligação com a Estação da Lapa), outro na Avenida Garibaldi (ligação com a Avenida Lucaia) e o terceiro nas imediações do Vale das Pedrinhas.

A parada na Estação da Lapa será adaptada para o BRT na estação superior do terminal, e também integrará com o metrô e as linhas de ônibus convencionais, segundo a Prefeitura.

O Edital de licitação, publicado no dia 07 de agosto de 2019, determinava inicialmente o dia 23 de setembro para a realização da sessão pública de abertura das propostas das empresas interessadas na obra. No Diário Oficial da União (DOU) de 23 de agosto de 2019, a prefeitura prorrogou essa data para 08 de outubro, duas semanas depois. Relembre: Prefeitura de Salvador prorroga para 9 de outubro data da concorrência das obras do segundo trecho do BRT

Depois, mais um adiamento, desta feita para 11 de novembro de 2019. Relembre: Salvador prorroga novamente concorrência das obras do segundo trecho do BRT

O valor máximo que constava no edital para a realização da obra é de R$ 311 milhões, montante que, como aconteceu no primeiro trecho, caiu significativamente após deságio, conforme informado pela administração municipal.

TRAJETO E INTEGRAÇÃO

O trajeto do BRT vai ligar a Lapa à estação metroviária na região do Shopping da Bahia passando pela Vasco da Gama e Juracy Magalhães, onde se unirá ao primeiro trecho que está em obras, na Avenida ACM, na altura do Parque da Cidade.

Desta forma, o percurso é totalmente diferente do que é feito pelo metrô, que passa pela Avenida Mario Leal Ferreira.

Somando os dois trechos, os corredores exclusivos do novo modal, que também terá pistas expressas para automóveis e ciclovia, possuem 10 quilômetros de extensão.

Na Avenida Vasco da Gama, uma das mais movimentadas da capital baiana, as intervenções da segunda etapa preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da via, adaptando-a para uso do BRT.

Nos demais trechos serão implantadas novas vias exclusivas e segregadas para o novo modal e as intervenções também contarão com obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte, segundo a Prefeitura.

Os veículos do sistema BRT serão do tipo ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros cada, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. A previsão é de que o trecho entre o Iguatemi e a Lapa seja feito em 16 minutos.

Fonte: Diário de Transporte

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