Programa de investimentos da estatal prevê execução de intervenções de engenharia para adequar estações às necessidades dos usuários e população lindeira
A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos contratou por R$ 5,5 milhões (R$ 5.519.059,34) o Consórcio TEP 12 para supervisionar as obras da Linha 12-Safira, compreendendo as intervenções de acessibilidade.
O extrato de contrato foi publicado do Diário Oficial desta quinta-feira, 31 de março de 2022.
As obras nas estações que receberão as intervenções de melhorias, com instalação de rampas, piso táteis, entre outros, deverão atender a NR 24 (Norma Regulamentadora nº 24), que trata da promoção de condições de higiene e conforto nos locais de trabalho, como banheiros e sala para refeições.
Também está incluso no contrato a realização de melhorias de sinalização, hidráulica e alarmes no combate a incêndio, dando condições às estações de receberem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O contrato foi assinado nessa terça-feira, 29 de março de 2022, e tem prazo vigência de 29 meses.
O Consórcio TEP 12 é composto pelas empresas Ductor Implantação de Projetos Ltda, Encibra S/A Estudos e Projetos de Engenharia e Planal Engenharia Ltda.
A Companhia justifica a contratação da supervisão, afirmando que o programa de investimento da estatal “prevê a execução de intervenções de engenharia para adequar estações às necessidades dos usuários e população lindeira à faixa de domínio da CPTM”.
Caberá ao Consórcio TEP 12 supervisionar as obras “com a finalidade de atender os melhores padrões de da especialidade, economia, qualidade e segurança”.

Fonte: Diário do transporte