Menu fechado

[SP] CPTM licita supervisão do projeto de extensão da Linha 13-Jade (Barra Funda-Guarulhos)

Certame definirá empresa que acompanhará projeto executivo, fornecimento e implantação das adequações do Sistema de Controle de Tráfego e Sistema de Controle Centralizado

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos abriu licitação para contratação de empresa especializada para a supervisão do projeto executivo e do fornecimento e implantação das adequações do Sistema de Controle de Tráfego (SCT) e Sistema de Controle Centralizado (SCC) da Linha 13-Jade no trecho Barra Funda até o Aeroporto de Guarulhos.

O projeto visa a ligação ferroviária do Expresso Aeroporto com a estação multimodal da Barra Funda, localizada na zona Oeste.

A Sessão Pública será realizada no dia 12 de maio de 2022. O edital estará disponível a partir desta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022, nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br.

A linha 13-Jade tem sido foco de uma série de projetos, a maior parte voltados ao prolongamento da estação Luz até o centro da capital.

No entanto, no Relatório de Empreendimentos da CPTM, publicado neste mês de fevereiro, a Companhia relata que a implantação da Linha 13 – Jade “surgiu da necessidade de incluir o município de Guarulhos, o segundo maior da Região Metropolitana de São Paulo (1.221.979 habitantes pelo Censo IBGE 2010), à rede de transporte coletivo de alta capacidade da referida região”.

O projeto de expansão realizará obras que irão proporcionar a ligação direta entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário localizado na estação Barra Funda, “onde operam linhas da CPTM e do Metrô, bem como aumentar a oferta de lugares da Linha 13 – Jade, sendo que para esse trajeto será utilizada a malha ferroviária existente das linhas 11 – Coral e 12 – Safira”.

No entanto, explica a Companhia, “será necessário promover intervenções em via permanente, rede aérea, sistemas de energia e sistemas de sinalização, que auxiliem a operação da Linha 13 – Jade (e seus serviços especiais), capacitando-a para operar conjuntamente às Linhas 11 e 12”.

Com a implantação do People Mover (aeromóvel) de Guarulhos, prometido para entrar em funcionamento no 1º semestre de 2024, a linha deverá conhecer um aumento da demanda de passageiros.

Fonte:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.