Menu fechado

[SP] Fundação Pró- Sangue prepara Semana do doador de sangue

Dia 25 de novembro é o dia Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para celebrar essas datas pessoas, a Fundação Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador de Sangue.

O objetivo do evento será a estimulação da doação de sangue. O intuito vai ser aumentar o volume do estoque, pensando em dezembro, para que não venha faltar sangue, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de final de ano.

A semana acontece entre os dias 22 e 27 de novembro. Na programação está a campanha da Hello Kitty, que se estende até o final do mês. No posto Clínicas, foi disponibilizado um painel decorativo, para que o público possa fazer um registro fotográfico com a personagem.

Ainda na programação, as unidades de coleta receberão uma decoração especial com os Balões São Roque. Além de inserir a Dona Dêola com os seus bolos, os sucos Muppyda Hyde Alimentos e o Brownie do Luiz ajudarão a incrementar a bandeja do lanche.

No posto clinicas, as atrações musicais confirmadas são: Zulupa e Roy (24/11); o Mágico Irineu e os palhaços Dr. Carrapato e Dr. Carequinha (24/11); o Coral da Polícia Militar – PM (25/11); a palhaça Nininha (25/11); o Coral da Guarda Civil Metropolitana – GCM (26/11); a Banda Dona Florinda e a Gentalha (27/11); e a Leitura na Grama (27/11). (programação sujeita à alteração)

De acordo com a fundação Pró-sangue veja como doar:

Reserve já sua vaga no sistema, vista sua máscara e faça a diferença na vida de quem precisa. A doação de sangue continua sendo segura, e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.

Para doar sangue o candidato deve fazer o agendamento no site (www.prosangue.sp.gov.br) e verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (no site da Pró-Sangue é possível obter mais informações).

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. E não deixe de conferir o horário de atendimento dos postos.

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

Fonte: Fundação Pró-Sangue

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *