Menu fechado

SP mantém liberação de eventos sociais e fim da limitação de horário para o comércio a partir de 17 de agosto

Torcida em estádios e eventos com público em pé só devem ser liberados em novembro.

O governo de São Paulo afirmou na quarta-feira (11) que mantém a previsão para a liberação total do comércio no estado em 17 de agosto. A partir desta data, não haverá mais restrição de horário de funcionamento nem de ocupação de estabelecimentos comerciais e de serviços.

Atualmente, a orientação é de ocupação máxima de 80% e limite de horário até a meia-noite.

Também serão liberados os eventos sociais, os museus e as feiras corporativas, com controle de público, desde que não gerem aglomerações. A obrigatoriedade do uso da máscara está mantida.

Mais cedo, o governador João Doria (PSDB) afirmou que a data de volta do público aos estádios de futebol está mantida para 1º de novembro.

O governo havia anunciado que as novas flexibilizações são possíveis devido ao avanço do calendário de vacinação, com previsão de que todos os adultos estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 17 a 12 anos serão imunizados a partir de 18 de agosto.

No entanto, o estado de São Paulo não deve atingir, nesta data, a completa imunização dos adultos, porque boa parte da população terá recebido apenas a primeira dose. Além disso, os mais jovens terão obtido a primeira aplicação apenas algumas horas antes da liberação de horário de funcionamento dos estabelecimentos.

Além disso, a gestão estadual tem acusado o governo federal de demora na distribuição de doses e também de entregar um quantitativo menor do que o previsto para o estado do imunizante da Pfizer, o que poderia prejudicar o calendário anunciado.

De acordo com o Vacinômetro, cerca de 86% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a primeira dose até esta quarta (11). Em relação à população total, o percentual é de 65%. A aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina atingiu apenas 26% da população adulta. Para que a proteção seja mais eficaz, é necessário que o esquema vacinal esteja completo.

Fonte: G1

Compartilhe:

Comentários enviados

  1. Amauri aparecido de Moura

    estamos no caminho certo mais ainda não é hora de liberação total cautela e prudência não faz mal tenha mais paciência pois logo tudo voltará ao normal …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *