Menu fechado

Termina a gratuidade no transporte para idosos de 60 a 64 anos – saiba como proceder

No dia 23 de dezembro foi publicado em edição do Diário Oficial do Município de São Paulo o fim da gratuidade no transporte público na cidade para idosos entre 60 e 64 anos, existente desde 2013. Deputados estaduais e vereadores entraram com medidas contra a decisão, mas até o momento ela segue confirmada. 

A medida conjunta do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e do governador do estado, João Dória, determinava que a mudança ocorresse a partir de 1ª de janeiro, mas o início foi prolongado para o 1º de fevereiro e vale para metrô, trem e ônibus da SPtrans e EMTU. Janeiro será utilizado para transição e adaptação.

Os idosos acima de 65 anos permanecem com direito à gratuidade nos transportes, garantido pela lei federal que estabeleceu o Estatuto do Idoso.

O que fazer 

Idosos entre 60 e 64 anos precisarão voltar a pagar a passagem a partir de 1º de fevereiro, o que pode ser feito com dinheiro vivo, QRcode (em estações de trem e metrô) ou por cartões de transporte, como o Bilhete Único.

A SPtrans disponibilizou uma página em seu site para tirar dúvidas sobre o uso do bilhete único. Idosos afetados pela mudança podem ter que tirar um novo bilhete único caso não tenham um cartão habilitado. Para checar se possui ou não um cartão habilitado, acesse a página da SPtrans: http://sptrans.com.br/idosos/

Caso não possua cartão habilitado, é possível solicitar nesta mesma página da SPtrans. Para isso é necessário ter em mãos RG, CPF e CEP residencial além de uma foto digitalizada tamanho 3 x 4 com fundo neutro. Depois é preciso retirar o bilhete em um posto da lista disponibilizada no site. 

Tenho cartão de idoso, ele ainda é válido? Passageiros com menos de 65 anos que já possuem um cartão do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa deverão providenciar a substituição do seu cartão por um modelo do tipo comum durante o mês de janeiro, pois os cartões com a gratuidade serão cancelados em 1º de fevereiro para quem não completar a idade mínima necessária.

Outros posts Quicko que podem te ajudar

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários! 

Compartilhe:

Comentários enviados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *